sábado, 1 de março de 2008

Cuidado! Pode Ter um Anticristo do Seu Lado

Encontramos a expressão “Anticristos” nas páginas das epístolas Joaninas bem como as expressões “Falsos Cristos”, estas, porém, nos ensinos de Jesus. Vejamos algumas verdades que essas expressões e seus respectivos textos nos revelam:

Anticristo - O Apóstolo João fez questão de salientar em suas epístolas que o espírito do anticristo já está operando no mundo. Quando o Apóstolo João diz que “muitos se tem feito anticristos” (I Jo 2.18), ele está se referindo, especificamente, aos adeptos do gnosticismo, uma seita que muito importunou os Apóstolos e a Igreja primitiva, portanto, se referia ele aos falsos obreiros (pastores, mestres e profetas).

Etimologia – A palavra anticristo vem do grego antichristos e significa alguém que se opõe a obra e a pessoa de Cristo. Portanto qualquer pessoa que se opõe a Cristo é um anticristo.
Prega doutrinas antibíblicas – Veja que os gnósticos não negavam a Jesus descaradamente, eles tão somente negavam que Jesus veio em carne, ou seja, negavam a doutrina da humanidade de Cristo que é uma das bases do cristianismo e, por isso, João denominou-os de Anticristos. Os gnósticos pregavam um “Jesus” diferente do Jesus dos Apóstolos.
Não nos iludamos pensando que um falso obreiro é aquele que vai subir no púlpito e dizer que Jesus não existe ou que Deus é uma mentira, não e não. Os falsos obreiros (anticristos) vão tão somente pregar um “Jesus” que a Bíblia não revela.
Quer exemplos? Alguns têm pregado um Cristo milionário que só está preocupado com nossa vida material, outros pregam um cristo homossexual, outros pregam um cristo judaizante, outros pregam um cristo que foi apenas um profeta e nada mais, outros um cristo que só vê o coração, e assim por diante.

Falso Cristo - Jesus alertou-nos dizendo que surgiriam falsos cristos (Mt 24.24; Mc 13.22). Veremos a seguir algumas características desses enganadores:

Etimologia – A expressão falso cristo vêm do grego pseudochristos e significa alguém que age falsamente com o título de Cristo.
Coloca-se no lugar de Cristo – Um falso Cristo é aquele que quer ser glorificado como e no lugar de Cristo, ou seja, se fazer de Cristo com intuito de enganar os mais ingênuos.
Quer se mediador do povo diante de Deus – Biblicamente só “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,” (I Tm 2.5), por isso não são os “santos” do catolicismo, nem os pastores nas igrejas e nenhuma outra pessoa que pode nos representar diante de Deus, exceto Jesus.
Querem ser donos do rebanho – A Bíblia diz “Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir. Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho.” (I Pe 5.2,3 NTLH). Destarte, todo aquele que quer ser dono do rebanho e se colocar no lugar de Jesus é um falso cristo.

Portanto, Quando a Bíblia fala sobre os anticristos e os falsos cristos, na realidade está se referindo aos falsos obreiros, por essa razão devemos sempre estar atentos: “aquilo que Jesus e os apóstolos não ensinaram ou praticaram deve ser fortemente rejeitado pela Santa Igreja de Cristo”.

1 João 2.18
“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.”

2 comentários:

Solano Portela disse...

Caro Maciel:

Parabéns pelo Blog! Realmente, muitos se concentram tanto em um Anticristo futuro, que se esquecem de todos aqueles que distorcem as doutrinas de Cristo, enquanto pretendem pertencer à verdadeira Igreja de Cristo. De acordo com João, existem muitos anticristos. Devemos ter discernimento e "batalhar pela fé, uma vez dada aos santos".

Que Deus o abençoe,

Solano Portela

Thiago B disse...

Você tem medo que um anticristo te mostre a verdade??