quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”



     A frase acima esta registrada em Lucas 2.14. Essa frase é um cântico de louvor dos anjos que estavam junto ao nascimento de Jesus. Mas qual era o motivo da alegria desses seres celestiais? Provavelmente eles não estavam louvando a Deus simplesmente pelo nascimento de Jesus, haja vista não fazer sentido comemorar o nascimento daquele que sempre existiu, como diz a Escritura em João 1:1  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ora, se Cristo sempre existiu e foi também o criador de todas as coisas, inclusive de Maria e de todos os seres humanos, o porquê da alegria desses seres angelicais?
     Essa alegria se deve pelo fato de o Verbo de Deus que sempre existiu estar naquele exato momento se encarnando. Como diz a Escritura em João 1.14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. Ou seja, a alegria maior desses seres residia no fato de Deus estar cumprindo seu plano de enviar seu próprio filho em figura, forma e natureza humanas e morrer pelos pecados do seu povo. Como diz a Escritura em Filipenses 2.5-11 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
     Portanto, apesar de essa data denominada de natal significar coisas diferentes para cada pessoa de acordo com as experiências vividas, biblicamente, no entanto, o dia do nascimento de Cristo (o qual não sabemos) tem um significado muito mais profundo.    
     Esse evento específico aponta para o fato de o ser humano não poder salvar-se a si mesmo e de que Deus em sua infinita sabedoria não deixou o seu povo morrer em seus pecados, mas preparou um salvador perfeito e sem pecado que pudesse ser oferecido como sacrifício perfeito e puro e assim fazer aquilo que nenhum ser humano pôde ou pode fazer.
     Aproveitando a época em que as pessoas falam bastante sobre Jesus e seu nascimento, quero aqui destacar algumas frases de Cristo e o que elas representam de acordo com todo o escopo das Escrituras.

1ª FRASE Mateus 22.29 
Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

     Jesus disse essa frase quando estava discutindo com os saduceus a respeito da ressurreição. Jesus acusou os saduceus de não conhecerem as Escrituras.
     Cristo fez sempre questão de salientar a importância das Escrituras para se chegar ao verdadeiro conhecimento sobre ele. Qualquer um que se diz seguidor de Cristo tem que prestar atenção nisso. Basta fazer uma leitura superficial dos evangelhos para perceber que tudo na vida de Cristo tinha a ver com as Escrituras. Ele nasceu, cresceu, sofreu, morreu e ressuscitou de acordo com as Escrituras. O fato é que foi Cristo mesmo quem inspirou toda a Bíblia.
     Cristo não falou de outro livro, não falou de outra inspiração ou revelação. Cristo sempre deu ênfase de que as Escrituras eram suficientes para sabermos sobre Ele.
     Essa verdade combina perfeitamente com outras passagens das Escrituras, a saber:

2 Timóteo 3:16  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

Provérbios 30.6
5  Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam.
6  Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.

     Dá vergonha de ver tantas pessoas falando de Jesus, todavia sem prestar atenção as Escrituras e até mesmo distorcendo a mesma com o fim de roubar pessoas ingênuas (ou nem tanto), dar ênfase à sua religião ou crença e outros motivos egoístas e que não glorificam a Deus.
     Querido (a) leitor (a), se você quer conhecer melhor a Cristo e entender sobre a salvação que há em Jesus vá até as Escrituras. Não busque intermediários que podem manipular essa verdade, mas busque direto na fonte.

2ª FRASE João 14.6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
     Essa frase não precisa de muita explicação. Cristo está dizendo claramente que ele é o único. Não há verdadeira vida sem Cristo, não há verdade sem Cristo. Fora de Cristo só há mentira e morte. Essa frase por si só já nega que todos os caminhos levem a Deus. Não. Definitivamente só há uma pessoa, um caminho para se achegar até Deus. Somente através de Cristo!
     Várias verdades das Escrituras estão ligadas a essa frase de Jesus, vejamos:

Só há um Deus verdadeiro
 2 Samuel 7:22  Portanto, grandíssimo és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.

Adoração a qualquer outro “deus” é pura idolatria e ofensa ao único Deus verdadeiro.
Êxodo 20
3  Não terás outros deuses diante de mim.
4  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5  Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamento
Isaías 42:8  Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.

Não há salvação em outra pessoa
Atos 4
11  Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.
12  E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Não há outro mediador
1 Timóteo 2:5  Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

Querido (a) amigo (a) se você for sincero consigo mesmo percebera que esses textos apresentam o verdadeiro cristianismo como uma religião exclusivista. Exclusivista porque Cristo não dá margem para a existência de outros deuses e muito menos para a  adoração a eles. Exclusivista por que Jesus não apresenta nenhum outro meio de se achegar até ele, nenhum outro mediador, ninguém que seja digno, somente Cristo pôde morrer e ressuscitar sem pecado algum. Todavia, é inclusivista por que qualquer pessoa que o Pai trouxer pode se achegar até Cristo e ser salvo por Ele. Pense nisso!

3ª FRASE Mateus 11:28 
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

     Observe bem essa frase. Jesus se dirige aos cansados de espírito. Como você se sente?
     Talvez, apesar de estar ligado a alguma religião ou crença você ainda se sinta cansado e sobrecarregado. Isso acontece por que, apesar de tudo, você pode não estar em Cristo. Jesus disse vinde a mim. Somente se você for a Ele você poderá descansar verdadeiramente. Cristo não deu outra opção, ele não disse “se vocês estiverem cansados vão até esse ou aquele que eles podem te ajudar”. Não. Jesus não disse isso por que ninguém pode salvar como ele.
     Você já parou para pensar nessa verdade? Não há outro que morreu em perfeição pelos seus pecados. Não há outro que merece adoração. Não há outro que o Pai tenha posto como mediador entre Ele e os homens. Só Cristo. Cristo é Tudo. Se você o rejeitar, estará rejeitando tudo. Ou é Ele ou não é nada!

     Diante do exposto fica claro que com apenas três frases de Cristo já percebemos como muitas pessoas estão enganadas a respeito Dele.
     Que você entregue sua vida a Cristo e viva com Ele. Então você poderá cantar juntamente com os anjos:
     “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”



Irmão Maciel.

Nenhum comentário: