quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SÉRIE DE ESTUDOS EM COMEMORAÇÃO PELO ANIVERSÁRIO DA REFORMA PROTESTANTE


    LUTERO: A VOZ DA REFORMA

     Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, (Eisleben10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de1546) foi
um sacerdote católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante. Que ficando contra os conceitos da Igreja Católica veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517.
     Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo Papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Antigo.
     Na Dieta de Worms Lutero declara: “A menos que eu seja convencido pelas Escrituras ou por plena razão - já que não aceito a autoridade do Papa e dos concílios sozinha, visto que está claro que eles freqüentemente erraram e se contradisseram mutuamente - Estou preso pelas Escrituras que citei e a minha consciência está cativa à Palavra de Deus. Eu não posso e não vou me retratar de nada, pois não é seguro nem certo ir contra a consciência. Deus me ajude. Amém.”
     Lutero ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador.
     Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo.
     Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.
     Sua tradução da Bíblia para o alemão, que não o latim fez o livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e na cultura alemã. Promoveu um desenvolvimento de uma versão padrão da língua alemã, adicionando vários princípios à arte de traduzir, e influenciou a tradução para o inglês da Bíblia do Rei James.
     Seus hinos influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas. Seu casamento com Catarina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de pastores protestantes.
     Lutero lutou veementemente contra a doutrina do livre-arbítrio. Doutrina essa que é aceita pela maioria das igrejas evangélicas exceto, pelas chamadas igrejas reformadas (Presbiteriana, Congregacional, Batistas Reformadas etc.).
    Em Relação ao livre-arbítrio Lutero dizia: “Ninguém pode ser salvo através das obras. Paulo exclui todas as supostas obras do "livre-arbítrio", estabelecendo em seu lugar apenas a graça divina. Não podemos atribuir a nós mesmos a menor parcela de crédito para nossa salvação; ela depende inteiramente da graça divina.”
     No seu livro Nasci Escravo podemos ver como fortemente ele combate essa doutrina: http://www.nazarenopaulista.com.br/estudos/Nascido-Escravo.pdf.
     O ex-monge agostiniano Martinho Lutero teve morte natural, embora não haja um consenso entre os seus biógrafos acerca da sua causa de morte.  Encontra-se sepultado na Igreja de Wittenberg na Alemanha.


Nenhum comentário: